DOBERMAN

Informações Gerais

Aliando qualidades de guardião ao faro de caçador, os primeiros Doberman trabalharam com os policiais militares de Thuringe, em seguida nas Forças Armadas, como patrulheiros e guardiões durante a Primeira Guerra Mundial.

O Dobie irá assumir o papel alfa em sua casa se ​​você não for um líder forte. No início, o treino consistente é fundamental para estabelecer o seu papel, tutor, como líder da matilha.

Desde a mais tenra idade, o Doberman manifesta seu temperamento dominador. Mostra-se muitas vezes agressivo com estranhos. Esse comportamento deve ser reprimido imediatamente, sem brutalidade mas com firmeza.

Quando bem adestrado, o Doberman revela ser um cão submisso, afetuoso e de indefectível apego à famíli, do tipo “chiclete”. Ele pode ser gentil com as crianças da família quando criados juntos. É excelente cão de guarda, inteligente vigilante, corajoso e mesmo intrépido e muito atento a tudo o que acontece . Seu temperamento faz parte de seu padrão; os cães agressivos, medrosos ou agitados demais devem ser afastados da reprodução.

A reputação feroz do Dobie precede-o. Ele é temido por aqueles que não o conhecem, estereotipado como altamente agressivo e cruel. Na verdade, ele é um guardião formidável, mas ele é geralmente um cão delicado, vigilante e amoroso. Ele não vai procurar problema, mas ele é destemido e vai defender sua família se ele percebe o perigo.

O visual atual do Dobie é mais fino e mais elegante do que o de anos anteriores. Seu temperamento também mudou um pouco, digamos que os entusiastas da raça, suavizaram um pouco desde seus primeiros dias na Alemanha, embora ele ainda é um excelente cão de guarda.

Um Doberman é ideal para você se você estiver pronto para assumir uma liderança amorosa com seu cão, treiná-lo de forma consistente e paciente dando a quantidade de exercício físicos e desafios para a sua considerável inteligência. E não subestime a inteligência: o Doberman está entre o mais inteligente de todas as raças, e os tutores precisam estar atentos para que não sejam enganados. Se você pensa em deixar seu cão preso ou sozinho no quintal enquanto você joga vídeo game, é melhor você se preparar para ouvir latidos de um cão entediado e destrutivo em vez do companheiro devotado que você pensou.

Desenvolvido como um cão de guarda, o Doberman tem uma habilidade inata, não só para proteger a sua família, mas também para antecipar o perigo e as ameaças. Como ele é muito esperto, ele muitas vezes não está errado, mas se o Doberman não é socializado e treinado para se comportar adequadamente quando encontra um desconhecido, ele pode mostrar desconfiança excessiva para convidados – suspeita de que pode se transformar em agressão.

Muitas pessoas querem um Doberman para fins de proteção, mas quase ninguém realmente precisa de um cão de treinado em proteção exclusivamente – a maioria das pessoas ou famílias simplesmente precisam de um cão de guarda. A reputação do Doberman, inteligência, habilidade instintiva para avaliar ameaças, e sua lealdade inata e proteção de sua família humana são tudo o que é necessário para alcançar esses objetivos, por isso não procure um “cão de treinado para proteção” porque você não precisa e provavelmente não vai saber como lidar nesse caso com seu cão. Um cão bem educado, bem treinados, devidamente socializado que vive com sua família irá protegê-la como parte de sua natureza.