BEAGLE

Grupo: Cães de Caça e Presa

Função: Cão Farejador

País de origem: Inglaterra

Aprovado por: Éric de Moraes Bastos – presidente

APARÊNCIA GERAL: um cão robusto, construção compacta, que dá impressão de qualidade sem ser grosseiro.

PROPORCÕES IMPORTANTES: proporção crânio focinho 1:1 ou seja, comprimento da cabeça, entre o occipital e o stop é praticamente o mesmo do stop a ponta da trufa. A altura dos cotovelos ao solo é a mesma do cotovelo a ponta da cernelha.

COMPORTAMENTO e TEMPERAMENTO: é um cão alegre cuja função essencial é a caça à lebre, seguindo seu rastro. Corajoso, com grande atividade, resistência e determinação. Alerta, inteligente e de temperamento equilibrado. Amável e alerta, não mostrando agressividade ou timidez.

CABEÇA: comprimento moderado. Poderosa sem ser grosseira. Mais leve nas fêmeas, livre de rugas ou franzidos.

REGIÃO CRANIANA – Crânio: ligeiramente arredondado; moderadamente largo, com occpital levemente marcado. Stop: bem definido. REGIÃO FACIAL – Trufa: larga; de preferência preta, porém, pigmentação pouco mais clara é permitida em cães de cor mais clara. Narinas largas. Focinho: não pontudo. Lábios: razoavelmente desenvolvidos. Maxilares e  Dentes: maxilares fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura. Olhos: marrom escuro ou avelã, relativamente grandes; nem profundos, nem proeminentes; bem separados, com expressão meiga e suplicante. Orelhas: longas, de extremidades arredondadas, as quais devem atingir a ponta do focinho quando esticadas para frente. Inserção baixa, de textura fina, portadas graciosamente caídas rentes às faces.

PESCOÇO: suficientemente longo, de modo a facilitar o farejamento de trilhas, ligeiramente arqueado e apresentando pouca barbela.

TRONCO – CORPO: curto no lombo, mas bem balanceado. Linha superior: reta e nivelada. Lombo: forte e flexível. Peito: o peito deve estar pouco abaixo da linha dos cotovelos. Costelas bem arqueadas e se estendendo perfeitamente para trás. Linha inferior e ventre: sem excessivo esgalgamento.

CAUDA: resistente, moderadamente longa. Portada alta e alegremente, mas não curvada sobre o dorso ou inclinado para  frente a partir da raiz. Bem revestida de pêlos, principalmente na parte inferior.

MEMBROS – Anteriores: Ombros: bem angulados, sem serem carregados. Cotovelos: firmes, não virando nem para fora, nem para dentro. Antebraços: retos, verticais e bem aprumados abaixo do corpo; com boa substância e ossos redondos, sem afinar até as patas. Metacarpos: curtos. Patas: redondas, compactas e firmes. Dedos bem arqueados e almofadas fortemente acolchoadas. Unhas curtas. Posteriores: Coxas: musculosas. Joelhos: bem angulados. Jarretes: firmes, curtos e paralelos.

MOVIMENTAÇÃO: dorso firme, sem nenhum indício roll, ou seja, sem jogo de traseira. Passadas livres com bom alcance dos anteriores, sem ação alta dos mesmos. Posteriores com forte propulsão. Não deve apresentar uma movimentação muito fechada atrás ou movimento “remador”, nem trançar de frente.

PELAGEM – Pelo: curto, denso e resistente às intempéries.

COR: tricolor, azul, branco e marrom; manchas cor de texugo; manchas cor de lebre; manchas cor limão; limão e branco; vermelho e branco; marrom e branco; preto e branco; todo branco. Com exceção do todo branco, as cores acima mencionadas podem ser encontradas como manchas mosqueadas. A extremidade da cauda deve ser branca.

TAMANHO – Altura na cernelha: mínima desejável: 33 cm; máxima desejável: 40 cm.

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos sobre a saúde e bem estar do cão e a sua habilidade para executar seu trabalho tradicional.

FALTAS DESQUALIFICANTES

– agressividade ou timidez excessiva.

– todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

NOTA:

 – os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados   na bolsa escrotal.