DEERHOUND

Grupo: Cães de Caça e Presa

Função: Cão de Caça e Corrida

País de origem: Grã-Bretanha

Aprovado por: Éric de Moraes Bastos – presidente

APARÊNCIA GERAL: se assemelha a um Greyhound de pêlo áspero, de tamanho e ossatura maiores.

COMPORTAMENTO  e TEMPERAMENTO: sua  estrutura sugere  a singular combinação de velocidade, potência e resistência necessárias para derrubar um cervo,  mas em geral, sua atitude é de dignidade e nobreza. Gentil e amistoso. É obediente e  fácil de treinar pela sua disposição em agradar. Dócil e de bom temperamento; nunca descon?ado, agressivo ou nervoso. Comporta-­se com tranqüila dignidade.

CABEÇA: longa. REGIÃO CRANIANA  Crânio: mais plano do que redondo, com uma ligeira proeminência acima dos olhos.  Mais largo entre as orelhas, a?nando ligeiramente para os olhos. Coberto com pêlo moderadamente longo e mais macio do que no resto do pelo do corpo. Stop: quase imperceptível. REGIÃO FACIAL  Trufa: de cor preta e ligeiramente aquilino. Focinho: afinando mais acentuadamente para a trufa. Cães com pelagem mais clara, preferencialmente  a trufa deve ser preta. Lábios: nivelados. Apresentam um bigode com pêlos bastante sedosos e um pouco  de barba. Maxilares e Dentes: maxilares fortes,  com uma mordedura em  tesoura perfeita, regular e completa. Olhos: escuros. Geralmente marrom escuros ou castanhos. Olhos claros são indesejáveis. Moderadamente cheios com olhar suave em repouso, porém penetrante e distante quando excitado. Bordas palpebrais pretas. Orelhas: de inserção alta e em repouso dobradas para trás. Quando excitado, elevadas  acima da cabeça sem perder a dobra e, em alguns casos semi­eretas. Orelhas grossas  e grandes, caindo achatadas contra as faces ou orelhas eretas são indesejáveis. Ao toque, elas devem ser macias, brilhantes e com pelagem de rato; quanto menores  melhor, sem pêlos longos ou franjas. De cor preta ou escura.

PESCOÇO: muito forte, com bom alcance, às vezes disfarçado por uma juba. A nuca é bem pronunciada na inserção com a cabeça, sem barbelas.

TRONCO: apresenta a conformação geral de um Greyhound de tamanho e ossatura  maiores.  Dorso: linha superior reta é indesejável. Lombo: bem arqueado inclinando em direção à cauda. Garupa: inclinada, larga e poderosa. Peito: mais profundo do que largo, não tão estreito nem costelas achatadas. CAUDA: longa, grossa na raiz, a?nando e quase  alcançando o solo. Quando  em repouso, cai perfeitamente reta ou em curva. Quando em movimento curvada, jamais  levantada acima da linha superior. Bem revestida de pêlos; na parte superior com pêlos duros e de arame; na parte inferior, mais longo e, em direção à ponta, uma leve franja não é censurável. Uma cauda enrolada ou em anel é indesejável.

MEMBROS  Anteriores: retos, largos e achatados. Ombros: bem oblíquos, não muito separados. São indesejáveis ombros carregados  e retos. Cotovelos e antebraços: é desejada boa largura. Posteriores: com grande comprimento da garupa para os jarretes. Ossos largos  e  chatos. Garupa: larga. Joelhos: bem angulados. PATAS: compactas e bem articuladas. Unhas fortes.

MOVIMENTAÇÃO: fácil, ativa e correta, com uma longa passada.

PELAGEM  Pêlo: áspero, mas sem ser peludo. Pelagem lanosa inaceitável. A pelagem correta é  dura, assentada, rústica; áspera ou crespa ao toque. A pelagem do tronco, pescoço e  membros é áspera e de arame, em torno de 7 cm a 10 cm de comprimento; a da cabeça, peito e ventre bem mais macia. Há uma leve franja na face interna dos membros  anteriores e posteriores. COR: cinza­ azulado escuro; cinzas mais escuros e mais claros ou tigrados e amarelos,  areia avermelhados ou vermelhos baios com pontos pretos. O peito branco, dedos  brancos e uma pequena mancha branca no esterno é  permitida, mas quanto menos  branco melhor, até que se tenha um cão de coloração sólida. Uma marca branca na  cabeça ou colar branco são inaceitáveis.

TAMANHO e PESO Machos: mínimo desejável de altura na cernelha: 76 cm. Peso: em torno de 45,5 kg. Fêmeas: mínimo desejável de altura na cernelha: 71 cm.Peso: em torno de 36,5 kg.

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta  e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem ­estar  do cão.

NOTAS: · os machos  devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem  desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.