ELKHOUND NORUEGUÊS

Grupo: Cães de Caça e Presa

Função: Cão de Caça de Alces

País de origem: Noruega

Aprovado por: Éric de Moraes Bastos – presidente

APARÊNCIA GERAL: é um típico Spitz. De corpo compacto e curto, construção quadrada. Pescoço elástico e bem erguido. Orelhas eretas. Pelagem densa e abundante, mas não eriçada ou longa. A cauda é firmemente enrolada sobre o dorso.

PROPORÇÕES IMPORTANTES: construção quadrada. Comprimento do crânio e do focinho iguais.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: sem medo, enérgico e valente.

CABEÇA – REGIÃO CRANIANA: em forma de cunha, relativamente larga entre as orelhas. Bem delineada. Crânio: ligeiramente arqueado. Stop: marcado, mas não muito pronunciado. REGIÃO FACIAL – Trufa: preta. Focinho: visto de cima ou de perfi l, afi na gradualmente. Cana nasal reta. Lábios: bem fechados. Maxilares / Dentes: mordedura em tesoura. Dentição completa. Olhos: não proeminentes, de cor marrom escuro. Orelhas: inseridas altas, firmes e retas, relativamente pequenas. Sua altura é ligeiramente maior do que a largura na base, pontudas e com muita mobilidade.

PESCOÇO: de comprimento médio, firme, bem erguido, juba abundante, sem pele solta. TRONCO: forte, curto. Linha superior: reta, da cernelha à raiz da cauda. Cernelha: bem desenvolvida. Dorso: forte, musculoso e reto. Lombo: bem desenvolvido. Garupa: forte e larga. Peito: largo e profundo, bom arqueamento das costelas. Linha inferior: quase reta. CAUDA: inserida alta, forte. Relativamente curta. Pelagem densa, mas não em bandeira. Firmemente encaracolada sobre a linha central, não portada sobre um lado do dorso. A extremidade não pode estar esticada em um cão adulto.

MEMBROS – Anteriores ; Aparência geral: fortes e firmes, retos. Ombros: inclinados. Braços: moderadamente inclinados. Cotovelos: bem colocados, não virando nem para dentro nem para fora. Antebraços: retos, vistos de frente e de perfil. Metacarpos: retos, vistos de frente; moderadamente inclinados, vistos de perfil. Patas anteriores: mais para pequenas, compactas; dedos direcionados para a frente. Posteriores Aparência geral: fortes, delineados e musculosos. Paralelos, quando vistos por trás. Moderadamente angulados. Coxas: musculosas e largas. Joelhos: moderadamente angulados.Pernas: de comprimento médio. Articulação dos jarretes: moderadamente angulados. Jarretes: em posição de t stay, não deve alcançar atrás da inserção da cauda. Patas traseiras: relativamente pequenas. De forma oval, compactas, dedos direcionados para a frente.

MOVIMENTAÇÃO: ligeira e sem esforço. Paralela, quando vista pela frente e por trás.

PELE: firme, sem rugas na cabeça.

PELAGEM – Pêlo: de comprimento médio, denso, áspero, pêlos de cobertura, abundantes sem ondulações. Na cabeça e na frente das pernas, são curtos e lisos;  mais longos no pescoço; espessos atrás das pernas e na cauda. Subpêlo macio. COR: cinza, em várias tonalidades. A cor é feita através das pontas pretas dos pêlos de cobertura. Mais clara no peito, ventre, pernas, na parte inferior da cauda, abaixo da inserção da cauda e nas marcas dos arreios. Estas marcas são, de aproximadamente 5 cm, da cernelha até o cotovelo, onde o pêlo de cobertura não tem pontas pretas. Nas orelhas e na frente do focinho, são pretas (máscara preta). A linha escura que vai dos olhos até a inserção das orelhas delimita a máscara. Subpêlo cinza claro.

TAMANHO / PESO – altura ideal na cernelha:  Machos: 52 cm.  Fêmeas:  49 cm.

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

–  crânio redondo ou abobadado.

–  focinho pontudo ou curto.

–  mordedura em torquês ou irregular.

–  olhos claros.

–  orelhas muito grandes ou muito largas.

–  cauda muito curta, não firmemente enroscada, cauda portada de lado.

–  patas achatadas.

–  subpêlo muito longo ou muito curto.

–  cor marrom ou amarelo. Subpêlo escuro. Cor fuliginosa.

–  branco na extremidade da cauda. Branco no peito.

–  temperamento fraco ou nervoso.

FALTAS ELIMINATÓRIAS

–  prognatismo superior ou inferior.

–  olhos amarelos ou azuis.

–  orelhas não eretas.

–  cauda curta naturalmente.

–  ergôs nos posteriores.

–  qualquer outra variedade de cor  que não o cinza.

–  altura na cernelha abaixo de 3 cm ou acima de 4 cm, do tamanho ideal.

–  agressividade.

NOTAS:

–  os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos

e acomodados na bolsa escrotal.

–  todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento.