PHARAOH HOUND

Grupo: Cães de Caça e Presa

Função: Cão de Caça

País de origem: Malta

Aprovado por: Éric de Moraes Bastos – presidente

APARÊNCIA GERAL: tamanho médio, de porte nobre e contornos bem defi  nidos. Gracioso, mas forte.

Muito rápido com movimentos livres e fáceis e expressão alerta.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: alerta, inteligente, amigável, afetuoso e brincalhão.

CABEÇA: focinho ligeiramente mais longo que o crânio. Crânio paralelo ao focinho, a cabeça inteira representa uma cunha truncada quando vista de perfi l e de cima.

REGIÃO CRANIANA – Crânio: longo, fino e bem cinzelado. Stop: ligeiro. REGIÃO FACIAL – Nariz: cor de carne unicamente, combinando com a cor da pelagem. Maxilares/ Dentes: maxilares e dentes fortes; mordedura em tesoura. Olhos: cor âmbar, combinando com a cor da pelagem. Ovais, moderadamente profundos, com expressão viva e inteligente. Orelhas: inseridas meio altas, portadas eretas, quando em alerta; mas,  muito móveis, largas na base, finas e grandes.

PESCOÇO: longo, seco, musculoso e ligeiramente arqueado. Sem barbelas.

CORPO: flexível com uma linha superior quase reta. Comprimento do corpo, do antepeito até o ísquio ligeiramente mais longo do que a altura da cernelha. Garupa: caindo ligeiramente da garupa até a raiz da cauda. Peito: profundo, atingindo o cotovelo. Costelas bem arqueadas. Linha inferior: moderadamente esgalgada. CAUDA: de inserção média, bastante grossa na base e se afi  lando (cauda em chicote), atingindo exatamente o ponto abaixo do jarrete em repouso. Portada alta e curvada, quando em ação. A cauda não deve ser portada entre as pernas. Uma cauda em parafuso (espiralada) é indesejável.

MEMBROS ANTERIORES:  retos e paralelos. Ombros: fortes, longos e bem inclinados para trás. Cotovelos: bem rentes ao corpo. Metacarpos: fortes. MEMBROS POSTERIORES: fortes e musculosos. Membros paralelos quando vistos de trás. Joelhos: angulação moderada. Coxas bem desenvolvidas. Patas: fortes, bem arqueadas e firmes, não virando nem para fora nem para dentro. Patas com boas almofadas. Ergôs podem ser removidos.

MOVIMENTAÇÃO: livre e fluente; cabeça portada bastante alta. O cão deve cobrir bem o solo, sem qualquer esforço aparente. Pernas e patas devem se mover em linha com o corpo; qualquer tendência de desvio lateral, ou passadas altas (hackney), é altamente indesejável.

PELAGEM – Pêlo: curto e brilhante, variando do fino e denso ao ligeiramente duro. Sem franjas.

COR: castanho ou castanho intenso com manchas brancas permitidas da seguinte forma: a ponta da cauda branca é altamente desejada. Branco no peito (chamado estrela). Branco nos dedos. Uma faixa no centro do focinho é permitida. Qualquer mancha ou mancha branca além das indicadas acima são indesejáveis.

TAMANHO:  Machos: 56 cm (ideal). Fêmeas: 53 cm (ideal) .

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

NOTAS:

–  os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.