RHODESIAN RIDGEBACK

Grupo: Cães de Caça e Presa

Função: Cão de Caça e Guarda

País de origem: África do Sul

Aprovado por: Éric de Moraes Bastos – presidente

APARÊNCIA GERAL: deve representar um cão bem balanceado, forte, musculoso, ágil e ativo, de silhueta simétrica, de alta capacidade de resistência e alto potencial de velocidade. A ênfase está na agilidade, elegância e firmeza, sem nenhuma tendência a ser pesado. A peculiaridade da raça é a crista no dorso que é formada pelos pêlos que crescem em direção oposta ao restante da pelagem. A crista é uma marca distinta da raça. Ela deve ser claramente defi nida e simétrica e se afinar gradualmente em direção à garupa. Começa a formar­se  imediatamente atrás dos ombros e continua até os quadris. A crista deve ter duas coroas idênticas e opostas entre elas. As bordas da crista não devem estender­se baixas mais do que um terço de seu comprimento. A largura da crista pode chegar a 5cm.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: revela dignidade, inteligência, é reservado com os estranhos, sem apresentar agressividade ou timidez.

CABEÇA – REGIÃO CRANIANA  – Crânio: de bom comprimento (a largura da cabeça entre as orelhas, a distância do occipital ao stop, do stop até o fim da trufa devem ser iguais), achatado e largo entre as orelhas; sem apresentar rugas, quando em repouso. Stop:razoavelmente bem definido e não em uma linha reta da trufa ao osso do occipital. REGIÃO FACIAL  – Trufa: de cor preta ou marrom. Um cão de trufa preta pode ser acompanhado de olhos escuros e os de trufa marrom, por olhos de cor âmbar. Focinho: longo, profundo e poderoso. Lábios: bem ajustados aos maxilares. Maxilares / Dentes: maxilares fortes, com uma perfeita e completa mordedura em tesoura. Os dentes devem ser bem desenvolvidos, especialmente os caninos. Bochechas: devem ser planas. Olhos: moderadamente separados, redondos, brilhantes, de expressão inteligente. A cor dos olhos harmoniza­se com a cor da pelagem. Orelhas: inseridas altas, de tamanho médio, bem largas na base e diminuindo gradualmente para uma ponta arredondada; portadas próximas à cabeça.

PESCOÇO: de bom comprimento, forte e sem barbelas.

TRONCO – Dorso: poderoso. Lombo: forte, musculoso e ligeiramente arqueado. Peito: não muito largo, porém muito profundo e com muita capacidade; deve alcançar os cotovelos. O antepeito deve ser visível quando visto de perfil. As costelas moderadamente arqueadas, nuncaarredondadas, em forma de barril. CAUDA: forte na raiz e diminui gradualmente até a ponta sem ser grosseira. De comprimento moderado. Não deve ser inserida nem muito alta nem muito baixa e deve ser portada com uma ligeira curva para cima, jamais enrolada.

MEMBROS – ANTERIORES: devem ser perfeitamente retos, fortes e de boa ossatura, com os cotovelos bem ajustados ao corpo. Vistos de perfil, os anteriores devem ser mais largos do que quando vistos de frente. Ombros: oblíquos, bem delineados e musculosos. Metacarpos: fortes, com leve elasticidade. POSTERIORES: devem ter músculos modelados e bem definidos. Joelhos: bem angulados. Jarretes: fortes e bem descidos. Patas: compactas e redondas, com dígitos bem arqueados e fl exíveis, almofadas plantares elásticas, protegidas por pêlos que nascem entre os dedos e as almofadas.

MOVIMENTAÇÃO: em linha reta para a frente, fluente e enérgica.

PELAGEM – Pêlo: o pêlo deve ser curto e denso, de aspecto liso e brilhante, sem ser lanoso ou sedoso.

COR: do trigo pálido ao vermelho trigo. Uma pequena mancha branca no peito e nos dedos é permitida, mas excesso de pêlos brancos nessas áreas, no peito, no ventre ou acima dos carpos ou tarsos é indesejável. Admite­se que o focinho e as orelhas sejam de cor preta. Excesso de pêlos pretos na pelagem do resto do corpo é altamente indesejável.

TAMANHO / PESO – altura na cernelha: machos: 63 cm ­ 69 cm. fêmeas:  61 cm ­ 66 cm.

Peso: machos: 36,5 kg. fêmeas:  32  kg.

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

NOTAS:

–  os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

–  todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento