INFORME

Dicas

Um lar seguro para os cães

18/04/2024 13:16:11

Lar Seguro Lar

Um amigo costuma dizer algo admirável: "Uma casa não é um lar sem um animal de estimação". Como nós apreciamos a companhia dos nossos animais de estimação, devemos nos perguntar se nosso lar é um paraíso seguro para eles.

Mesmo os animais de estimação que passam a maior parte do seu tempo dentro de casa podem ser expostos a alguns riscos potenciais. Soluções de limpeza como desinfetantes, agentes de limpeza de canos de descarga e detergentes estão entre os muitos produtos químicos domésticos que podem ser tóxicos para um animal de estimação. Eles devem ser armazenados em recipientes hermeticamente fechados e armários com fecho de segurança onde os animais não os possam alcançar. Os remédios também devem ser guardados fora do alcance dos animais de estimação.

Objetos afiados tais como facas e garfos, clipes de papel, taxas de carpetes e alfinetes devem ser mantidos fora do alcance de um animal de estimação. Brinquedos de crianças e pequenos objetos podem atrair um animal de estimação brincalhão e ficar alojados em sua boca ou ser engolidos por ele. Embora os gatinhos sejam, algumas vezes, representados com um novelo de lã, um fio de lã pode ser um perigo para um gatinho brincalhão. Se ingerido, o fio, bem como linha de cozer e barbante, podem causar sérios danos ao trato intestinal.

De acordo com o Conselho de Segurança Nacional, um total de até 5.000 incêndios de casas por ano podem ser atribuídos a animais de estimação por terem mastigado cabos elétricos. Para ajudar a evitar este perigo, faça o melhor possível para manter a fiação elétrica fora da vista e do alcance do animal de estimação. Fios elétricos de abajurs e outros fios devem ser mantidos tão curtos quanto possível. Se fios de extensão forem utilizados, monte-os no rodapé de modo que os animais não possam brincar com eles ou mastigá-los.

Se você estiver morando em um apartamento, seu gato poderá ficar vulnerável à "síndrome de altura". Se as telas das janelas não estiverem fixadas firmemente, um gato poderá cair de uma janela e sofrer lesões graves. Se se permitir que um gato fique em uma sacada de um prédio elevado, ele deve ficar em uma caixa de transporte (carrier). Um cão vivaz poderia passar, espremido, por entre as barras e cair, o que poderia causar lesões e até mesmo sua morte.

Mantendo uma "política de ar fresco" em sua casa, você protegerá seu animal de estimação, bem como os membros de sua família contra os efeitos adversos da exposição contínua aos poluentes do ar em ambiente fechado. Entre os poluentes do ar comuns encontram-se o dióxido de nitrogênio proveniente de instalações de gás, fogões à combustão de lenha e aquecedores a querosene sem respiros.

Outros poluentes prejudiciais à saúde são o radônio, emanações de produtos domésticos, tais como produtos de limpeza, pesticidas, tintas e vernizes, agentes microbianos e fungicidas presentes nos aparelhos de ar condicionado, dutos de ar, filtros e umedecedores. Sempre tenha muito cuidado com os aquecedores a querosene e siga as instruções do fabricante. Os fogões a gás e os aquecedores ou fogões a querosene devem ter respiros para o lado de fora da casa.

Alarmes de fumaça, monitores de dióxido de carbono e a manutenção regular de um forno são meios que podemos empregar para melhorar o ambiente da casa para nós mesmos e para os nossos animais de estimação.

Nunca se deve deixar os carros funcionando dentro de uma garagem. Isto pode ser letal se a garagem for utilizada para alojar um animal de estimação.

Segundo o Centro para Controle de Doenças, 74% das casas nos Estados Unidos construídas antes de 1980 contêm quantidades perigosas de tinta à base de chumbo. A tinta deve ser removida com extremo cuidado. Sua remoção deve ser imediata e total. Outros produtos contendo chumbo que são acessíveis aos animais de estimação incluem tinta à base de chumbo, linóleo e compostos de calafetagem. Os animais de estimação ingerem ou inalam o chumbo. Seus efeitos nocivos podem aparecer só semanas mais tarde. Os sinais de envenenamento incluem vômitos, diarréia ou constipação, perda de apetite, perda da coordenação muscular, cegueira e ataques. O tratamento pelo veterinário é essencial.

Objetos perigosos que são, com freqüência, mantidos em uma garagem ou porão incluem agentes de limpeza de pára-brisas, extirpadores de ervas daninhas, óleo de motor e anticongelante usados. Muitos animais de estimação são atraídos pelo sabor doce do anticongelante que contém o produto químico etilenoglicol, que é altamente tóxico para os cães e gatos. Se ele for derramado no chão ou não armazenado corretamente, muitos animais de estimação o lamberão. Não deixe de certificar-se de que seus animais de estimação não estão nas vizinhanças quando um anticongelante estiver sendo drenado. Descarte o material usado imediatamente. Novos produtos anticongelantes foram introduzidos no mercado, os quais afirmam que não tóxicos para os animais de estimação. Todavia, acredito no ditado que diz "melhor estar seguro do que lamentar". Remova qualquer produto derramado e armazene o restante de forma segura.

Uma Consideração Final

Se você tiver filhos, muitas das medidas de segurança necessárias para os animais de estimação já terão, provavelmente, sido tomadas. Caso negativo, faça uma verificação da segurança de sua casa a fim de garantir que ela seja um lar, seguro lar para o seu animal de estimação.

 

Fonte :

cinobras