Cinobras

COMUNICADO SOBRE PEDIGREES DE OUTRAS ENTIDADES

12/12/2019 09:52:47

COMUNICADO

Recentemente surgiram em nosso país várias entidades cinófilas, o que tem causado dúvidas entre os criadores, sobre qual é idônea, qual tem de verdade um corpo técnico qualificada, enfim...são várias as dúvidas.

Com o intuito de garantir a preservação das árvores genealógicas dos cães de nossos criadores em um stud book, assegurar que o mínimo de qualidade de julgamento (em casos de Registro Inicial), bem como manter sempre o mais elevado padrão de execução de serviços de cinofilia, resolvemos aceitar somente os Pedigrees emitidos pelas entidades que nós como empresa de cinofilia, julgarmos condizentes com tais padrões.

Aceitaremos sem ressalvas os Pedigrees e canis registrados pelas entidades que nessa data possuírem mais de 4 anos de fundação, também aceitaremos os registros de canis e Pedigrees, emitidos pelos clubes de raças específicos, portanto, registros de quaisquer outras entidades, precisarão antes ser enviados a nós para que seja analisado se o mesmo é ou não aceito.

Lembramos que sempre pensamos no bem-estar do criador, por isso essa atitude, e claro, jamais deixaremos os cães de qualquer criador sem registros, o caso é que dependendo da entidade, o Pedigree, seja como ninhada ou Registro Inicial, fará necessário a nova avaliação do cão, pois seja esse o caso, não poderemos confiar na avaliação feita.

As razões que nos levam a tomar tal atitude são as seguintes:

• - Entidades que não são empresa de cinofilia ou entidade de cinofilia e sim ONG, portanto, não possuem um corpo técnico qualificado e capacitado em sua presidência/diretoria, deixando nesse caso dúvidas sobre a capacitação no julgamento de pureza racial nos casos de Registro Inicial. (já ocorreram inúmeros casos aqui de cães sem raça definida com Pedigrees de tal entidade, além do fato de país de origem da raça, cor, etc, serem divergentes do que deveriam ser). O QUE PARA NÓS É INADMISSÍVEL
  • - Entidades que omitem os números de registros dos antepassados dos cães em sua árvore genealógica, tornando assim impossível saber se os cães foram mesmo registrados e se os mesmos (os antepassados) possuem algum título de campeonato, isso para nós é INADMISSÍVEL, pois qualquer criador/proprietário sabe da importância em se conhecer a origem de seu exemplar.
  • - Entidades que plageiam Pedigrees de outras, mudando apenas o seu logotipo, causando assim dúvida e engano para os criadores.
  • - Entidades que possuem nomes e logotipos semelhantes à de outras já conceituadas entidades ou associações, levando assim o criador a dúvida, ou falsa informação de parceria entre elas.

Esperamos e lutamos por uma cinofilia ética e cada vez melhor, por isso tal atitude, e sabemos que você, criador sério, estará conosco nessa empreitada. Antes de registrar um cão, pesquise se a entidade escolhida por você se enquadra nos itens acima!!! Desejamos a todos sucesso sempre!

Éric de Moraes Bastos

Presidente - CINOBRAS