AFGHAN HOUND

Grupo: Cães de Caça e Presa

Função: Cão de Caça e Companhia

País de origem: Afeganistão

Aprovado por: Éric de Moraes Bastos – presidente

APARÊNCIA GERAL: dá uma impressão de força e dignidade, combinando velocidade e poder. A cabeça é portada orgulhosamente.

COMPORTAMENTO e TEMPERAMENTO: a expressão oriental é típica da raça. O Afghan olha através das pessoas. Digno e indiferente, com uma certa e penetrante ferocidade.

CABEÇA – REGIÃO CRANIANA – Crânio: longo, não muito estreito, com occipital proeminente. Bem balanceado e coberto por um longo topete. Stop: ligeiro. REGIÃO FACIAL – Trufa: de preferência preta; sendo a cor fígado permitida em cães de pelagem clara. Focinho: longo, com maxilares fortes. Maxilares e Dentes: maxilares fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura. Mordedura em torquês é tolerada. Olhos: escuros, de preferência, mas a cor dourada não deve ser penalizada. Aparência quase triangular, ligeiramente inclinados para cima do canto interno para o canto externo. Orelhas: inseridas baixas e bem para trás, portadas próximas à cabeça. Cobertas por longos pelos sedosos. PESCOÇO: longo, forte e com um orgulhoso porte da cabeça.

TRONCO – Dorso: nivelado, de comprimento moderado, bem musculoso. Lombo: reto, largo e bastante curto. Garupa: caindo ligeiramente para a cauda.Ossos do ilíaco proeminentes e afastados.

Peito: de boa profundidade, com costelas bem arqueadas.

CAUDA: não muito curta. De inserção baixa com ou sem um anel no final. Elevada, quando o cão está em ação. Com pelos escassos.

MEMBROS – ANTERIORES: Ombros: longos e inclinados, bem colocados para trás, bem musculosos e fortes, sem serem carregados. Braços: longos e inclinados. Cotovelos: vistos de perfil, verticalmente abaixo da cernelha. Próximos à caixa torácica. Não virando nem para dentro, nem para fora. Metacarpos: longos e elásticos. Patas: fortes e muito grandes tanto em comprimento quanto na largura e cobertas por pelos longos e espessos; dedos arqueados. Almofadas plantares bem apoiadas no solo. POSTERIORES: Aparência geral: poderosos. Bem compridos entre os ossos das ancas e os jarretes, com uma distância comparativamente curta entre os jarretes e as patas. Joelhos: bem inclinados e bem angulados. Patas: longas, mas não tão largas quanto as anteriores; cobertas por pelos longos e espessos; dedos arqueados. Almofadas plantares bem apoiadas no solo.

MOVIMENTAÇÃO: suave e elástica, com estilo de alta classe.

PELAGEM – Pelo: longo e de textura muito fina na região das costelas, nos membros anteriores e posteriores e flancos. Nos cães maduros, o pelo é curto e fechado a partir do ombro e ao longo de toda a sela. Pelo longo na cabeça, da testa para trás, com um distinto e sedoso topete. No focinho, o pelo é curto. Orelhas e pernas com boa pelagem. Os metacarpos podem ser descobertos. A pelagem deve se desenvolver naturalmente. Qualquer evidência de tosa ou corte com tesoura deve ser penalizada.

COR: todas as cores são aceitas.

TAMANHO

Altura ideal: para os machos: 68 a 74 cm.

                  para as fêmeas:  63 a 69 cm.

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na

exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.

FALTAS DESQUALIFICANTES

• agressividade ou timidez excessiva.

• todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser

desqualificado.

NOTA:

• os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na

bolsa escrotal.