Notícias

Central de Notícias e Artigos

Ele gosta de estar perto de você e de lhe ajudar com tudo !

19/04/2024 15:06:10

A descoberta de efígie de um cão que se aproxima muito do Teckel na tumba de um faraó, datada de 4 mil anos antes da nossa era, permite acreditar que o Teckel de Pelo Curto tem uma longínqua origem egípcia. Os cinólogos são, no entanto, da opinião de que é mais razoável que esse cão tenha nascido na Alemanha, onde é conhecido desde a Idade Média. O Teckel de Pelo Curto deu origem às duas outras variedades de Teckel, que só diferem do animal originário pela natureza da pelagem. Por volta do início do século XVI, os alemães criaram o Teckel de Pelo Longo, a partir da variedade do de Pelo Curto e do Spaniel. Quanto ao Dachshund de Pelo Duro, perfeitamente adaptado à caça graças ao pelo espesso que o protege, é oriundo de cruzamentos entre o Teckel de Pelo Curto com o Schnauzer, com o Dandie Dinmont Terrier e, provavelmente com o Scottish Terrier, no século XIX.

O mais afetuoso dos Teckeis é o de pelo longo; o mais temperamental é o de pelo curto; o mais esportivo deles é o de pelo duro. Afetuosos, possessivos e inteligentes. Não importa o seu tamanho, Dachshunds são uma aquisição maravilhosa para toda a família, é por isso que eles estão quase no topo da lista como cães mais populares desde os anos 1950. Sua linda aparência e disposição vívida têm inspirado muitos apelidos carinhosos para a raça, incluindo Cachorro Quente, Cão Salsicha, Doxie, Dashie, e (especialmente na Alemanha) Teckels, Dachels, ou Dachsels.

 

 

Ao mesmo tempo longilíneo e compacto, o Teckel possui pescoço longo e seco, encimado pela cabeça fina que vai se estreitando na direção da trufa. O focinho é longo, suficientemente largo e forte, a trufa desenvolvida. O stop é pouco aparente. Os olhos, ovais e vivos, que vão do marron-avermelhado ao marron-enegrecido, têm olhar amigável e não penetrante. As orelhas, bem longas, chatas e extremamente móveis, são implantadas no alto e não demasiadamente para a frente. A caixa torácica é oval, o dorso é reto, sólido e bem musculoso, e a garupa larga e ligeiramente inclinada, são suficientemente longos. A cauda, implantada no alto.

Mas sua aparência bonita foi desenvolvida com objetivos muito mais sérios e práticos. Suas pernas curtas lhes permitem escavar e manobrar através de túneis e mesmo lutar texugos e outros animais, enquanto o grande tórax guarda um coração resistente para a luta. Teckeis são valentes, mas pode ser um pouco teimoso, e ter um espírito independente, especialmente quando caça.

Teckeis têm olhos com alma e expressões faciais complexas. Os pulmões são grandes para um cão deste tamanho e, por esse motivo, Teckeis têm um latido alto, profundo que soa como se fosse um cão muito maior. Teckeis, muitas vezes criam um vínculo restrito com uma única pessoa. Eles podem até se tornar ciumentos quando o assunto é a atenção de seu dono e também, se não forem devidamente treinados e socializados, tornar-se mal humorados.

 

Fonte :

Cinobras