INFORME

Dicas

Cálcio

29/03/2024 12:12:41

CÁLCIO

A que corresponde um excesso de cálcio na alimentação de um filhote ?

O metabolismo do cálcio (Ca) e do fósforo (P) é submetido a um sistema de regulagem bem complicado; o organismo reage a todas as variações da relação cálcio/fósforo no sangue fazendo variar a secreção de alguns hormônios. Assim, quando a quantidade ingerida de cálcio aumenta, o nível de cálcio no sangue aumenta e isso resulta em:

  • Uma queda da secreção de paratormônio, que tem como função estimular a secreção do Ca a partir do osso (osteólise);
  • Um aumento da produção de calcitonina, cuja função é ao contrário; de frear a osteólise para baixar a calcemia.

Se a superalimentação em cálcio persiste, os tecidos ósseos e cartilaginosos não são mais modelados normalmente. As cartilagens cuja maturação é retardada, ficam fragilizadas pelos esforços mecânicos ligados à atividade física e à sobrecarga eventual que se exerce sobre eles.

A inibição da modelagem dos ossos e a fragilização das cartilagens podem provocar lesões muito graves, causando dores e problemas locomotores: osteocondrose, osteocondrite dissecante, compressão vertebral e etc.

A calcemia não é bom indicador de um excessivo consumo de cálcio, pois o equilíbrio hormonal o mantém dentro de níveis bem restritos, entre 80 e 105 mg/l.

O cálcio em excesso no alimento interfere igualmente com a absorção de minerais e oligoelementos: fósforo, magnésio, cobre, zinco e etc.

A quantidade de Ca consumida depende do consumo energético e do teor de cálcio do alimento. A conclusão mais lógica é de relacionar o teor de Ca do alimento ao seu valor energético (em gramas de Ca para cada 1000 quilocalorias).

A necessidade mínima de cálcio é estimada em:

  • 32 mg/kg em início de crescimento a 119 mg/kg PV no adulto (NRC 1985)
  • Um alimento contendo um mínimo de 2,9 g de Ca/1000 Kcal
  • Ou 1,1% de Ca/MS para um alimento com 3500 Kcal/Kg MS (AAFCO 1995)

O aporte máximo tolerável é de:

  • 7,1 g de Ca/100 Kcal
  • Sendo 2,5% de Ca/MS para um alimento contendo 3500 Kcal/Kg

O filhote não é capaz, como o adulto, de regular a absorção intestinal de cálcio em relação à quantidade ingerida. Eles absorvem sempre ao menos 40% a 50% enquanto o adulto que recebe um alimento com excesso de cálcio, não absorve mais que 10%.

Se alguns proprietários insistem em oferecer alguma coisa “a mais”, será preciso desencorajá-los desta prática, explicando os riscos, particularmente graves nos filhotes de raças grandes como o Rottweiler, por exemplo.

Fonte :

cinobras